28 de agosto de 1963 | Martin Luther King Jr.

28 de agosto de 1963

Há 60 anos, sem redes sociais nem formas fáceis de partilhar de forma massiva uma mensagem, 250.000 pessoas marcharam em Washington naquela quente manhã de agosto.

Desde que li o “Primeiro Pergunte Porquê” de Simon Sinek bem como o “Nunca desista dos seus sonhos” de Augusto Cury que Martin Luther King Jr. passou a ser uma das minhas grandes referências como pessoa e como líder.

Já ouvi o discurso mais de 20 vezes e de todas as vezes que o ouço arrepio-me… Um discurso histórico que nem era para ser o famoso “I Have a Dream…” mas sim o “Bad Check”, estabelecendo uma comparação entre o trabalho do governo americano para com os negros e um cheque sem cobertura, refletindo sobre as diferenças significativas entre a população.

O discurso de Martin Luther King Jr que viria a ficar na história, diz-se que foi inspirado pela multidão, em particular pela mulher que ouvem gritar “YEAH!” em vários momentos do seu discurso e que, algures no discurso, lhe pediu para falar sobre o seu sonho. Reza a lenda que foi esse pedido que despoletou esta ode à igualdade.

Ouvir este discurso pelo menos uma vez na vida é obrigatório… Em todas as aulas ou formações que dou, sejam elas em Empreendedorismo, Gestão ou Liderança, partilho sempre o seu discurso.

Primeiro, porque todos deveriam conhecê-lo para que, juntos, possamos contribuir para o sonho do Martin Luther King Jr. de criar um mundo mais justo, mais equitativo, mais humano.

Segundo, porque a sua história, a dos que o acompanharam e, sobretudo, dos que com a sua morte fizeram nascer esta causa justa, são muito mais valiosas que muitos livros de empreendedorismo, gestão e liderança.

Que nunca esqueçamos o 28 de agosto de 1963 e que possamos fazer com que todos, por fim, sejam livres.

Nesse momento, poderemos todos em uníssono dizer:
“Free at last, free at last. Thank God almighty, we are free at last!”

Discurso completo abaixo:

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *