O Salto da Liderança | #002: Objetivos e Metas para o Novo Ano

Olá, Astronauta 🖖🧑🚀!

Espero que estejas bem e que tenhas comido, com toda a vontade do mundo, as 12 passas.

Confesso-te, desde já, que não gosto muito de passas. Mas, mesmo não gostando, como-as.

“Porque comes uma coisa que não gostas, seu parvalhão?” – perguntas tu.

Porque se não comeres as passas, os teus desejos não se vão tornar realidade!” – poderia eu dizer-te, se acreditasse nisso. Podia mesmo usar a típica expressão do “não vá o Diabo tecê-las…” ou do “eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem…” para traduzir a importância de comer as mesmas.

Porque tens de comer o que gostas e o que não gostas para te habituares!” – poderia eu dizer-te com uma entoação típica de um coach motivacional que não faz o que apregoa ou de um pai ou de uma mãe que quer que o seu descendente coma de tudo.

Na verdade, agora que penso nisso mais a fundo, acho que só há uma razão para comer as passas. E essa razão é a seguinte: porque me apetece.

“Oh seu malcriado… Isso é forma de se falar?!” – ouvi alguém perguntar.

Ai a maravilhosa interpretação da suposta entoação das palavras escritas que fica a cargo do leitor do texto. Dependendo do nosso estado, podemos ver o “porque me apetece” como sendo agressivo ou como sendo algo “normal”. Posso garantir que não quis ser malcriado nem tão pouco escrevi este texto de forma agressiva ou zangada. Mas, bem sei, que a interpretação é subjetiva.

Vamos acabar por explorar este ponto, e muitos outros, mais à frente num outro artigo desta newsletter, visto que gosto muito de falar sobre este tema na nossa Certificação Internacional em Liderança da Tribo de Líderes.

Mas agora voltando ao “porque me apetece”, vou tentar explicar o motivo desta afirmação.

“Porque me apetece”, porque sei que não é por comer as passas que se vai concretizar o que desejo, pese embora eu acredite que, em grande medida, o mesmo desejo se poderá concretizar por uma conjugação de fé e crença, trabalho e esforço, bem como acaso e oportunidades aproveitadas.

“Porque me apetece”, porque sei que não é por comer as passas que me habituo a gostar das coisas que menos gosto, pese embora acredite que quanto mais coisas que menos gosto “faço”, mais “forte” e “preparado” fico, em teoria, para saber lidar com as adversidades e coisas “menos boas” que, diariamente, surgem nas nossas vidas.

E com isto, ficas a conhecer-me melhor bem como às minhas crenças. Por falar nestas últimas, vamos ter oportunidade de abordar este tema nesta newsletter.

Não apenas nas minhas crenças mas, acredito eu, também em alguma(s) tua(s).

Mas temos tempo. Temos todo o ano de 2025 para dissecar isso 😎.

Para já, vamos focar-nos no que nos trouxe cá.

Ao tema dos objetivos e metas para o Novo Ano.

Objetivos e Metas para 2025

No final do “velho” ano e/ou no início do ano novo, há uma tradição que perdura: a definição de objetivos e metas para o ano que inicia.

Confesso que sou adepto desta tradição, repetindo-a ano após ano.

Por norma, na última semana de cada ano que finda tiro um a dois dias para analisar o ano que passou e redefinir as metas e objetivos (SMART) para o ano seguinte.

Essas ditas metas e objetivos são definidas a nível empresarial, no meu/nosso caso para as marcas que compõe o nosso Grupo (Macro Consulting , Tribo de Líderes, PME Incentivos, Portal dos Investimentos e Trust Talent), bem como a nível individual com metas e objetivos de desenvolvimento pessoal.

Sobre as metas e objetivos das empresas mantenho, para já, em segredo. Vou revelando alguns deles ao longo do tempo, prometo.

Sobre os objetivos individuais, partilho convosco os meus 7 principais para 2025.

1. Fazer 240 treinos

Durante o último ano, fui arranjando desculpas para não fazer exercício de forma regular.

Apesar de me sentir bem mesmo nesta procrastinação, sinto-me muito melhor quando pratico exercício de forma consistente. Por isso, para continuar a ter uma mente sã, num corpo são, este objetivo é para cumprir e superar, de forma tranquila.

Não ambiciono, como já ambicionei no passado, ser um triatleta ou completar o Iron Man. No entanto, sou a favor da prática de exercício para a saúde e, no campo pessoal já agora, para assegurar que consigo ter ritmo para acompanhar a corrida da criança lá de casa 💙.

2. Fazer 50 banhos em água gelada

Este objetivo é um bom exemplo de ignorância (e acrescento estupidez!) na definição de objetivos.

Porquê ignorância (e estupidez)?

Porque, quando pensei nele, o meu conceito de “gelado” era simplesmente ir ao mar tomar banho. 🏊 Na minha cabeça, a água “gelada” do mar cumpria este critério. No entanto, na prática, não cumpre com o conceito de gelo efetivo.

Como tenho grandes amigos que olham para o meu bem-estar e me gostam de ver bem – obrigado pela correção Tiago Azevedo Gonçalves 😑🤬 – mantenho o objetivo de fazer 50 banhos em água gelada.

Ricardo Pinhão, vou aprender contigo e com o grande mestre Wim Hof. E conto levar comigo alguém que fez o favor de olhar por mim para garantir que cumpro o mesmo 😁.

3. Ler 30 livros

Um objetivo que todos os anos tento cumprir à risca.

Primeiro porque adoro ler e aprender mais deixa-me realizado.

Segundo porque a leitura nos abre horizontes e, no meu caso em concreto, sinto que é mesmo terapia. A chamada Biblioterapia 🥸.

Seja sobre a forma de livro físico ou sobre a forma de audiolivro, vai ser para cumprir. E, este ano em concreto, tenho algumas leituras previstas das quais destaco um livro que adiei durante muito tempo mas que não passará deste ano: “Dom Quixote de la Mancha” de Miguel de Cervantes.

4. Participar em 2 formações internacionais

Este objetivo passa por participar em, pelo menos, duas formações internacionais relacionadas com o meu próprio desenvolvimento de Liderança.

No ano que passou, participei na Certificação do Everything DiSC: A Wiley Brand. Para este ano, apesar de já estarem previstas na minha cabeça as formações a realizar, para já será surpresa.

Prometo, no entanto, partilhar brevemente as referidas formações 😊.

Nota: este objetivo poderia confundir-se com a nossa Certificação Internacional em Liderança (PFL) mas, para essa, temos previstas mais do que duas edições para 2025 😎.

5. Fazer 2 viagens internacionais com a família

Há uma frase que gosto muito e que diz que “o ser humano não pode descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder a costa de vista”.

Viajar é viver, conhecer e aprender. Sobre novos lugares, sobre novas culturas, sobre novas realidades e formas de a ver.

E pese embora haja muito para visitar em Portugal, e também seja um objetivo, defini duas viagens internacionais.

Uma delas já está “fechada”. A outra, aceito sugestões 👇!

6. 350 dias sem beber álcool, sem tomar café e sem comer açúcar processado

Este objetivo é, de todos, o mais difícil de concretizar.

Porque és um alcoólico, não é Sérgio?!” – ouvi alguém perguntar.

Por acaso não sou, apesar de ter uma história muito engraçada nos tempos da universidade. Basicamente estava eu num bar com uma cerveja na mão e, de repente…

Bem, conto-vos a história noutra altura.

O motivo pelo qual acho que será difícil seguir à risca isto não é nem pelo álcool – que é fácil para mim não beber – ou o café – que já não bebo – mas sim por causa do açúcar processado.

Gostas de um bom docinho, não é Sérgio?!” – ouvi alguém perguntar.

Gosto, confesso. Mas não tanto como gosto de salgadinhos!

No entanto, não é difícil por eu gostar de doces. Acho sim difícil porque, na prática, grande parte dos alimentos que diariamente comemos acabam por ter açúcar.

Por isso, seguindo à risca isto, acho que falharia logo à partida. A minha ideia que está subjacente a este objetivo passa por não comer comida processada nem tão pouco bolos, refrigerantes e similares em pelo menos 350 dias dos 365.

E isso, acho muito fácil para a disciplina que julgo ter.

7. Escrever 50 artigos para a Newsletter “O Salto da Liderança”

Por fim, mas não menos importante, defini escrever 50 artigos para esta newsletter.

Gosto muito de escrever. Gosto mais de ler.

Não me lembro quando comecei a gostar de escrever. No entanto, lembro-me perfeitamente quando comecei a gostar de ler.

Acho que há uma correlação positiva entre ambos.

O meu objetivo em partilhar esta newsletter cumpre dois efeitos: um egoísta e um altruísta.

O egoísta é porque, quanto mais escrevo, mais aprendo. Isto está relacionado com a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser que nos diz que esta forma (escrita) é uma das que maior percentagem de captação de conhecimento proporciona.

A altruísta é porque sinto que o que sei, porque tive a sorte de aprender com alguém – porque ou fiz formação, ou porque li, ou porque me foi passada de várias formas – pode servir de algo para ti que estás aí desse lado.

E se puder, de alguma forma, contribuir, assim continuarei a fazer.

Por fim, ouvi alguém perguntar: “Porque definiste esses objetivos“.

Podia responder que me vão ajudar a crescer e evoluir e a atingir os meus “desejos”. Mas, para seguir a linha do início do artigo, resolvi defini-los porque me apetece 😜…

E por aí? Quais os teus objetivos e metas para 2025?

Já os definiste ou “não te apetece”? 😁

Um abraço 🧑‍🚀,

Sérgio Salino

________________________________________________

Queres saber mais sobre como ser Excelente na Liderança?

Então convido-te a conhecer a Certificação Internacional em Liderança.

A Certificação Internacional em Liderança, também conhecida como PFL – Programa de Formação de Liderança, é um programa de transformação pessoal e profissional direcionado para todos aqueles que querem ser melhores líderes. Este é um curso de liderança único em Portugal, desenvolvido pela Macro Consulting ®️, com Certificação Internacional, que promete contribuir para a transformação e melhoria de Líderes atuais e futuros.

A Certificação Internacional em Liderança é atribuída pelo renomado The Institute of Leadership ®️ do Reino Unido, uma instituição especializada em liderança e gestão que conta com mais de 75 anos de história. Importa referir que somos o primeiro e único curso de liderança em língua portuguesa acreditado por esta entidade, o que muito nos orgulha.

A Certificação Internacional em Liderança (PFL – Programa de Formação de Liderança) tem como objetivo primordial capacitar os participantes com um conjunto abrangente de competências, habilidades e confiança fundamentais para a sua evolução pessoal e profissional como líderes.

Para além da formação altamente especializada, os participantes terão acesso a ferramentas, exercícios e conteúdos adicionais, bem como a um grupo privado e exclusivo de Líderes para partilha de experiências, troca de informações e fomentar o networking entre os membros. Ao concluir o programa, os participantes receberão um duplo certificado de conclusão: o Certificado Internacional emitido pelo The Institute of Leadership ®️ e um Certificado emitido pela Macro Consulting ®️, representando um diferencial valioso no mercado de trabalho e na credibilização junto de clientes, colaboradores e outros líderes.

Sabe tudo sobre o Programa em: tribodelideres.com/programa-de-formacao-de-lideranca

📢 Próximas Edições:

20, 21 e 22 de fevereiro de 2025 no Porto

23, 24 e 25 de janeiro de 2025 em Lisboa

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *