O Salto da Liderança | #001: Caro cliente e parceiro: Carta de 2024
Caro Cliente e Parceiro,
Na minha caminhada/desenvolvimento pessoal ao longo destes anos, tenho procurado ser cada vez mais disciplinado e criar hábitos de excelência que nos permita – a mim, às “minhas” Pessoas e à Macro Consulting – atingir o “SUCESSO”.
Para os mais atentos, provavelmente repararam no “pormaior” (e não “pormenor”) na palavra SUCESSO acima: as aspas.
As incríveis aspas que têm a capacidade de mudar tanta coisa…
As aspas que têm o poder de criar significados; as aspas que conseguem gerar ou mudar opiniões; as aspas que desafiam o status quo e o dito “normal”; as aspas que criam dúvidas ou novas interpretações; as aspas que contribuem para a existência de conflitos, mas que, igualmente, têm a capacidade de gerar concórdia e união…
As incríveis aspas que têm a capacidade de mudar o mundo…
Esta carta poderia ser sobre aspas.
Não obstante é, antes de tudo, uma carta sobre “SUCESSO”. Entre aspas.
E já lá irei, prometo. Mas antes, cabe-me cumprir com o principal objetivo pelo qual esta carta, e as duas que a precederam, nasceram: O objetivo de agradecer pelo ano que passa.
Já agora, se forem ou estiverem curiosos, deixo-vos a carta de 2022 e a carta de 2023.
Fico feliz por me repetir ano após ano, pelo que esta repetição simboliza. No entanto, sei que é maçador repetir sempre o mesmo quando, na prática, é uma narrativa muito usada. Mesmo tendo essa consciência, fui ensinado a dizer a verdade. E, mesmo me repetindo novamente, tenho de dizer que o ano de 2024 foi o nosso melhor ano de sempre.
Tal como a definição de “sucesso” é subjetiva, também a definição de “melhor” cumpre todos os requisitos para ser brindado com o mesmo adjetivo (subjetivo).
Na prática, o que para mim é melhor pode não ser o melhor para a minha equipa ou para quem lê esta carta. No entanto, mantendo as variáveis financeiras para medir este “melhor”, então afirmo-o novamente: este foi o nosso melhor ano de sempre.
Essa melhoria deve-se, desde logo e sobretudo, à pessoa que está a ler esta carta. Sendo nosso cliente, parceiro ou até mesmo seguidor e/ou amigo, o facto de estares aqui neste momento, a ler esta carta, já estás a contribuir para o nosso crescimento e evolução.
Neste sentido, aproveito desde já para te dizer: obrigado.
Obrigado por confiares em nós, obrigado por acreditares que podemos continuar a contribuir para empoderar líderes e organizações a atingir o “sucesso”, obrigado por partilhares com quem mais gostas e confias o nosso nome, obrigado por leres, comentares ou partilhares o nosso conteúdo, obrigado por estares sempre aí, obrigado por fazeres parte da nossa história.
Adicionalmente, e não menos importante, obrigado à equipa da Macro Consulting, Tribo de Líderes, PME Incentivos e Portal dos Investimentos por serem quem, diariamente – 4 dias por semana (😎!) – entrega o seu máximo aos nossos clientes e parceiros.
Obrigado à Ana, à Bruna, à Flávia, à Mariana, ao Luís, ao meu sócio Pedro e a todos aqueles e aquelas que já passaram por cá e, direta ou indiretamente, continuam (e continuarão) a fazer sempre parte desta equipa. A todos o meu obrigado.
Ainda em jeito de agradecimento mas também elogio, referir que é por causa destas Pessoas que no ano de 2024 atingimos algumas das seguintes metas de “sucesso”:
- Certificação Internacional em Liderança da Tribo de Líderes distinguida com o prémio “Leadership Development” pelo 2º ano consecutivo pela Training Magazine Network dos Estados Unidos da América;
- Certificação Internacional em Liderança da Tribo de Líderes continuar a ser o 1º e único curso de liderança, em língua portuguesa, acreditado pelo The Institute of Leadership do Reino Unido;
- Tribo de Líderes nomeada aos prémios “The Leadership Awards 2024” na categoria “Digital Leaders Award” pelo The Institute of Leadership do Reino Unido;
- Crescimento superior a 70% no volume de negócios de todas as empresas/marcas do grupo, face ao ano de 2023.
Uso, propositadamente, estas metas para divulgação nesta carta e, já agora, para o mercado. Uso as mesmas porque, como vejo a nossa realidade, sinto que são estas as que são mais “valorizadas” e que todos procuram atingir.
Não obstante, e aproveitando o mote desta carta, digo-vos que elas não são necessariamente as mais importantes… Olhando para o ano de 2024, posso dizer-vos que vi muitos outros indicadores que, pese embora não sejam “tangíveis”, são tão (ou mais) importantes para descrever o nosso “sucesso”. Alguns bons exemplos disso são:
- A satisfação espelhada no sorriso dos nossos atuais e novos clientes bem como das nossas Pessoas;
- O maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional na nossa equipa, fruto da adoção, já pelo 2º ano consecutivo, das 32 horas de trabalho por semana (Semana dos 4 dias);
- A determinação e coragem que vejo diariamente na resolução dos desafios que se nos apresentam e na flexibilidade e adaptabilidade com que as Pessoas encaram os mesmos;
- As novas descobertas e amizades que o Podcast Tribo de Líderes e os nossos eventos como o Leadership Talks conseguiram criar e/ou reforçar;
- O conhecimento e aprendizagem para toda uma vida que os livros, formações e a partilha entre todos tem gerado em cada um de nós.
Tudo isto que é tantas vezes “invisível” ou pouco realçado mas que, no final do dia, vale mais do que qualquer outra coisa.
Citando uma frase da obra-prima “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry:
É com o coração que vemos claramente; o que é essencial e invisível aos nossos olhos.
É com pena que demorei mais de três décadas a perceber o que as aspas podem fazer à palavra SUCESSO.
E porque gosto de partilhar com todos o que aprendo, não com o intuito de forçar a sua adopção mas, antes sim, fazer pensar, partilho convosco o que um grande amigo me mostrou este ano.
Ele (Obrigado, André!) mostrou-me a definição mais incrível de Sucesso que já li, e que foi escrita por John Wooden. Sucesso é:
A paz de espírito que é o resultado direto da autossatisfação de saber que fez o seu melhor para se tornar o melhor que é capaz de se tornar.
Sucesso é, no final do dia, saber que demos o nosso melhor, em cada dia, para nos tornarmos o melhor que somos capazes de nos tornar.
Por fim, com o peito cheio de orgulho, garanto-vos que todas as Pessoas que trabalham na Macro Consulting fazem jus a esta definição, todos os dias.
E posso assegurar-vos que em 2025 continuaremos, todos os dias, a dar o nosso melhor pelos nossos clientes, parceiros, amigos e, também importante, por cada um de nós.
Obrigado, uma vez mais, por confiarem em nós.
Juntos, vamos fazer de 2025 um MACRO ANO (com 365 dias de SUCESSO).
Votos de um Feliz Natal e Boas Entradas de toda a equipa da Macro Consulting e Tribo de Líderes 💙💛.
Vosso,
Sérgio Salino
Texto publicado em: https://macroconsulting.pt/caro-cliente-e-parceiro-carta-de-2024/
Responses