Efeito-Borboleta no Desporto Português?
Olá, Tribo 👋.
Já não vos escrevia há algum tempo porque me falta a disciplina que sobra em excesso ao nosso mais recente campeão mundial de natação: Diogo Ribeiro.
Se andou a dormir nos últimos dias, dou-lhe a notícia que, pela primeira vez na história desde desporto, um atleta português é medalhado em mundiais e logo com 2 medalhas de ouro aos 50 metros mariposa e 100 metros mariposa. Tudo isto com apenas 19 anos, num país que pouco investe em Desportos que não tenham o nome de “Futebol”.
Já agora, porque não teve o mesmo destaque mas tem tanto mérito, realço igualmente a medalha de bronze ganha pela Angélica André nos 10km de águas abertas nos mesmos Mundiais.
Sendo eu um ex-federado de natação e um apaixonado por este Desporto, resolvi inspirar-me nestas conquistas, pegando em particular na do Diogo, para chegar ao título deste artigo.
Para os menos familiarizados com este desporto, escolhi o título de “Efeito-Borboleta” porque 1) é uma conhecida metáfora que, como vão ver, se aplica que nem uma luva ao que quero partilhar e 2) porque mariposa em inglês diz-se “butterfly” (borboleta) que é o nome deste estilo de natação onde o Diogo se sagrou duplamente campeão mundial.
Feita esta explicação possivelmente dispensável, entramos finalmente no artigo.
Efeito-Borboleta: o que é?
O “efeito-borboleta” é um conceito que se origina na teoria do caos, um ramo da matemática e da física que estuda sistemas complexos e dinâmicos. O termo foi cunhado pelo meteorologista Edward Lorenz, que em 1961 apresentou um estudo sobre a previsão do tempo, onde demonstrou como pequenas variações nas condições iniciais de um sistema podem levar a resultados drasticamente diferentes ao longo do tempo.
O exemplo clássico utilizado por Lorenz para ilustrar o efeito borboleta é o seguinte: ele propôs a ideia de que o bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia, através de uma série complexa de interações atmosféricas, desencadear um tornado no Texas semanas depois. Embora essa analogia seja simplificada, ela destaca a sensibilidade extrema dos sistemas dinâmicos às condições iniciais e a capacidade de amplificar pequenas perturbações ao longo do tempo.
Em resumo, o efeito borboleta sugere que eventos aparentemente insignificantes ou pequenas mudanças num sistema podem ter consequências enormes e imprevisíveis no futuro. Isso é particularmente relevante em sistemas complexos, onde múltiplas variáveis interagem de maneiras não-lineares.
Diogo Ribeiro: a “borboleta” que vai mudar o Desporto português?
Diogo Matos Ribeiro é, para muitos, um prodígio com um talento inato.
Como temos vindo a desmistificar na Tribo de Líderes, nesta última mais concretamente no que à competência “Liderança” diz respeito, não acreditamos na antropologia e/ou biologia de um campeão.
Acreditamos sim em trabalho duro, trabalho esse que tem feito do Diogo o enorme Atleta nacional. Com apenas 19 anos, Diogo fez história ao vencer duas medalhas de ouro nos 50 e 100 metros mariposa nos Mundiais em Doha, no Qatar.
O que torna estas duas medalhas tão especiais não é o facto de estarmos perante um atleta português visto que já provamos ter excelentes atletas em várias modalidades. O que torna estas duas medalhas tão especiais é o facto de estarmos perante um atleta português, que treina num país que não investe ou apoia atletas nem o Desporto Escolar e, ainda assim, consegue ter atletas e treinadores deste calibre.
Um país que se congratula das vitórias e medalhas de atletas como o Diogo Ribeiro, Nélson Évora, Fernanda Ribeiro, Rosa Mota, e tantos outros que já conquistaram medalhas e/ou lutam por lugares cimeiros mas que, mesmo depois de todas estas provas, têm menos visibilidade na comunicação social do que o último resultado de um dos “três grandes” do Futebol nacional.
A história diz-nos que esta vitória provavelmente será apenas celebrada e destacada durante a próxima semana.
No entanto, a dificuldade em escrever a História, tal como o Diogo a escreveu, é merecedora de muito mais. É digna de provocar uma revolução (muito necessária) no Desporto português.
Que o Diogo é um líder capaz de liderar e dar voz a essa revolução, creio que nenhum de nós tem dúvidas. A dúvida fica apenas se teremos seguidores em número (e interesse) suficiente para esta mudança…
Que consigas criar o efeito-borboleta que o país precisa para mudar o rumo do Desporto e investir e apoiar mais atletas a tornarem-se “Diogos”.
Diogo, parabéns pelo que conseguiste alcançar e obrigado por representares a nossa bandeira.
Ansioso por ver a história a ser escrita em Tóquio daqui a uns meses.
Abraço,
Sérgio Salino
Quer saber mais sobre Liderança?
Então convido-o a conhecer o PFL – Programa de Formação de Liderança.
O PFL – Programa de Formação de Liderança é uma iniciativa inovadora e única oferecida pela Macro Consulting ®️, premiado este ano com o prémio de Leadership Development da Training Magazine Network.
Somos a primeira entidade de língua portuguesa a ser acreditada pelo renomado The Institute of Leadership ®️ do Reino Unido, uma instituição especializada em liderança e gestão.
O PFL tem como objetivo primordial capacitar os participantes com um conjunto abrangente de competências, habilidades e confiança, fundamentais para a sua evolução pessoal e profissional como líderes.
Este programa é composto por um total de 40 horas de formação teórica e prática, abrangendo uma ampla variedade de vertentes da Liderança, que vão desde a cultura organizacional até à influência e comunicação.
A abordagem do PFL – Programa de Formação de Liderança é prática e interativa, utilizando teoria e exemplos práticos para ajudar os participantes a aplicar os conceitos aprendidos na sua vida pessoal e profissional.
Para além da formação altamente especializada, os participantes terão acesso a ferramentas, exercícios e conteúdos adicionais, bem como a um grupo privado e exclusivo de Líderes para tirar dúvidas e fomentar o networking entre os membros.
Ao concluir o programa, os participantes receberão um duplo certificado de conclusão: um emitido pelo The Institute of Leadership ®️ e um emitido pela Macro Consulting ®️, representando um diferencial valioso no mercado de trabalho.
O PFL – Programa de Formação de Liderança é uma excelente oportunidade para aqueles que queiram ser melhores líderes, para profissionais que querem alavancar as suas carreiras, para pessoas que queiram assumir uma posição estratégica de liderança e também para quem queira apenas melhorar o seu desenvolvimento pessoal.
Saiba tudo sobre o Programa em: https://tribodelideres.com/programa-de-formacao-de-lideranca/
Responses